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O mar não está para golfinho, está para tubarão.

Postado em: 18/09/2009 por Flávio Schmidt

Tive a honra de participar de um dos mais singelos painéis da 32 Semana da Comunicação da FAAP, cujo tema foi “o novo perfil do Profissional de Relações Públicas”.

Não sei se dentre os diversos temas do programa houve um mais complexo e profundo que esse, já que tudo orbitou na esfera do relacionamento tecnológico, da razão, da função e do fluxo da informação. Neste tema, quis dar a razão da emoção, do valor do sentimento, do comportamento e do comprometimento que o aluno / profissional deve ter e assumir para si em relação a sua responsabilidade com a profissão de relações públicas.

Quanta coisa pode ser falada nesse sentido, num tema como esse!

Em primeiro lugar, falar da inversão da relação do profissional com o mercado. Do modo como ele deve encarar essa relação. Segundo a BPI – Business & People Integration, “o sucesso de uma carreira é decorrente da perfeita integração entre as necessidades do mercado e as competências e habilidades do profissional. Há, no entanto, uma maior possibilidade de êxito quando essa relação se dá no contexto das preferências pessoais e de comportamento”.

Não é adaptar-se ao que o mercado espera de você, mas identificar no mercado, os lugares, os nichos e as organizações que precisam e estão buscando exatamente o que você tem para oferecer. Identificar e encontrar quem está em busca de seus diferenciais e apresentá-los.

Você precisa identificar suas habilidades e potencialidades e procurar as empresas que precisam exatamente delas.

Mas não basta somente isso. É necessário que você esteja consciente de seus diferenciais e potencialidades e os assuma como características pessoais, manifestando-os em todos os seus relacionamentos profissionais. Estou falando de uma postura profissional abandonada há muito tempo pelo Profissional de Relações Públicas: a de se esconder como profissional e de assumir papel diferente no mercado.

Esse profissional questiona muito a falta de reconhecimento no mercado, mas não age adequadamente para mudar essa condição. E, por isso, alimenta um círculo vicioso que nunca vai acabar. Para mudar essa condição, entretanto, existem algumas posturas que precisam ser mudadas. O profissional precisa assumir que é um profissional de Relações Públicas, precisa praticar atitudes condizentes com essa postura, agir e produzir resultados a partir dos princípios e fundamentos que regem a atividade e a profissão.

Sei que não existem fórmulas para o sucesso profissional, mas seguir algumas regras básicas é condição sine qua non para isso. Minha contribuição está colocada no artigo publicado nesse site, que apresenta o princípio da Arte, Conceito e Estilo.

Recomendo que você leia e reflita sobre seu conteúdo e espero sinceramente que o ajude a encontrar o sucesso desejado e a felicidade que todos nós procuramos. Se você fizer isso, estará ajudando a mudar a condição do Profissional de Relações Públicas no mercado.

Boa leitura.

Comentário em: 18/09/2009 | Por Mateus
Esse profissional questiona muito a falta de reconhecimento no mercado, mas não age adequadamente para mudar essa condição. E, por isso, alimenta um círculo vicioso que nunca vai acabar. Para mudar essa condição, entretanto, existem algumas posturas que precisam ser mudadas. O profissional precisa assumir que é um profissional de Relações Públicas, precisa praticar atitudes condizentes com essa postura, agir e produzir resultados a partir dos princípios e fundamentos que regem a atividade e a profissão. Concordo PLENAMENTE. E está valorização começa logo no primeiro estágio é assim que conseguiremos mudar um pouco a percepção. Já tenho leitura para o final de semana: Arte, Conceito e Estilo. Tem twitter? Addc lá www.twitter.com/ocappuccino Abraços, mateus do www.ocappuccino.com



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